SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65“ESSE NEGÓCIO DE PADRÃO É MUITO RETRÓGRADO”: o corpo como superfície de inúmeras interpretaçõesENTRE SAMBA E BRILHO: a produção dos corpos nos carnavais da Unidos da Rheingantz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da; FELIX, Jeane  e  ARAUJO, Allyson Carvalho de. “O BAGULHO FICOU SÉRIO!” representações de gênero no brega recifense. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.447-460.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50859.

O brega funk tem se desenhado como uma manifestação que articula aspectos sonoros, visuais e culturais em torno de uma estética com singularidades próprias da periferia de Recife, capital de Pernambuco. Objetiva-se, neste texto, por meio dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, identificar as representações de gênero em três hits do carnaval 2019 em Recife: “Tome na Pepeka”, “Tome empurradão” e “Louca e Descarada”. Atuando como uma pedagogia cultural na educação dos sujeitos, essas mídias trazem as representações de gênero que não se isolam, mas que compreendem um contexto de cultura mais amplo. Ao representarem a virilidade do homem e o romantismo da mulher, tais artefatos culturais revelam-se potentes para reflexões e debates em torno da constituição de identidades e das possibilidades dos Estudos Culturais de se debruçarem ainda mais nas relações entre mídia, cultura e educação.

Palavras-chave : estudos culturais; pedagogia cultural; gênero; brega funk; representação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )