SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65“¡LA COSA QUEDÓ SÉRIA!”: representaciones de género en brega recifenseCIENCIA, EDUCACIÓN Y SOCIEDAD: una lectura sobre “el niño que domó el viento” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GULARTE, Priscila Fontes; FINOQUETO, Leila Cristiane Pinto  y  SOARES, Rodrigo Lemos. ENTRE SAMBA E BRILHO: a produção dos corpos nos carnavais da Unidos da Rheingantz. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.461-475.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49589.

O presente trabalho tem como objetivo analisar como são produzidos os corpos dentro de uma escola de samba localizada no extremo Sul do Rio Grande do Sul, estabelecendo uma articulação entre a produção dos corpos, o carnaval e o samba. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas a uma amostra composta por oito sujeitos, sendo que seis desses são integrantes do grupo show da Sociedade Carnavalesca e Cultural Unidos da Rheingantz e dois são pessoas envolvidas com a memória/história do carnaval riograndino. O corpo, ao longo de 60 anos, ganhou visibilidade e relevância no interior do carnaval, assumindo a centralidade ao dar maior destaque aos contornos do que aos tecidos e adornos. Percebe-se, assim, um movimento que não é uniforme, mas indica, fortemente, a exacerbação do corpo pelos seus aspectos estéticos que devem se sobressair, mesmo que isso implique a negação, em alguns casos, do próprio corpo que se tem/é.

Palabras clave : carnaval; produção dos corpos; educação física; práticas discursivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )