SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65“O BAGULHO FICOU SÉRIO!” representações de gênero no brega recifenseCIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GULARTE, Priscila Fontes; FINOQUETO, Leila Cristiane Pinto  e  SOARES, Rodrigo Lemos. ENTRE SAMBA E BRILHO: a produção dos corpos nos carnavais da Unidos da Rheingantz. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.461-475.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49589.

O presente trabalho tem como objetivo analisar como são produzidos os corpos dentro de uma escola de samba localizada no extremo Sul do Rio Grande do Sul, estabelecendo uma articulação entre a produção dos corpos, o carnaval e o samba. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas a uma amostra composta por oito sujeitos, sendo que seis desses são integrantes do grupo show da Sociedade Carnavalesca e Cultural Unidos da Rheingantz e dois são pessoas envolvidas com a memória/história do carnaval riograndino. O corpo, ao longo de 60 anos, ganhou visibilidade e relevância no interior do carnaval, assumindo a centralidade ao dar maior destaque aos contornos do que aos tecidos e adornos. Percebe-se, assim, um movimento que não é uniforme, mas indica, fortemente, a exacerbação do corpo pelos seus aspectos estéticos que devem se sobressair, mesmo que isso implique a negação, em alguns casos, do próprio corpo que se tem/é.

Palavras-chave : carnaval; produção dos corpos; educação física; práticas discursivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )