SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65BETWEEN SAMBA AND BRIGHTNESS: bodies production in Unidos da Rheingantz carnivalsTENSIONS AND CHALLENGES OF A URUGUAYAN PUBLIC SCHOOL IN A PANDEMIC SITUATION a quest to alter “monochrony” and diversify school trajectories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, José Douglas Alves dos  and  MUALACA, Machaia M.. CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.476-488.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51330.

Neste artigo abordamos o filme “O Menino que Descobriu o Vento” (The Boy Who Harnessed the Wind, 2019) a partir de uma leitura ancorada nos estudos culturais. O texto está dividido em quatro partes: na primeira realizamos um breve contexto histórico-cultural; na sequência, fazemos uma reflexão sobre cinema, alteridade e formação, em como os filmes atuam na produção de significados, representações e identidades; em seguida, abordamos (des)encontros culturais diante de embates geracionais; e, finalizando o texto, trazemos as considerações, retomando algumas das discussões e salientando o potencial do longa-metragem no entendimento daquele contexto social.

Keywords : o menino que descobriu o vento; ciência e sociedade; educação e sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )