SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65ENTRE SAMBA E BRILHO: a produção dos corpos nos carnavais da Unidos da RheingantzTENSÕES E DESAFIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA URUGUAIA EM UMA SITUAÇÃO PANDÊMICA uma busca para alterar a “monocromia” e diversificar as trajetórias escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, José Douglas Alves dos  e  MUALACA, Machaia M.. CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: uma leitura sobre “O menino que descobriu o vento”. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.476-488.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51330.

Neste artigo abordamos o filme “O Menino que Descobriu o Vento” (The Boy Who Harnessed the Wind, 2019) a partir de uma leitura ancorada nos estudos culturais. O texto está dividido em quatro partes: na primeira realizamos um breve contexto histórico-cultural; na sequência, fazemos uma reflexão sobre cinema, alteridade e formação, em como os filmes atuam na produção de significados, representações e identidades; em seguida, abordamos (des)encontros culturais diante de embates geracionais; e, finalizando o texto, trazemos as considerações, retomando algumas das discussões e salientando o potencial do longa-metragem no entendimento daquele contexto social.

Palavras-chave : o menino que descobriu o vento; ciência e sociedade; educação e sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )