SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65TENSÕES E DESAFIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA URUGUAIA EM UMA SITUAÇÃO PANDÊMICA uma busca para alterar a “monocromia” e diversificar as trajetórias escolaresEDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: reflexões sobre políticas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LELIS, Luziane Said Cometti  e  HORA, Dinair Leal da. AMAZÔNIAS EM TEMPOS CONTEMPORÂNEOS: entre diversidades e adversidades. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.505-509.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49633.

A presente resenha destina-se a apresentar a obra paradidática “Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades”, publicada em 2017 pela Editora Mórula e organizada por Jane Felipe Beltrão, antropóloga e historiadora, pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia – NAEA/UFPA e do CNPq; e Paula Mendes Lacerda, cientista social e antropóloga da UERJ. O livro é uma coletânea composta por 16 capítulos e é resultado do projeto “Patrimônio, Diversidade Sociocultural, Direitos Humanos e Políticas Públicas na Amazônia Contemporânea”, aprovado na chamada pública MCTI/CNPq/MEC/Capes- Casadinho/PROCAD, coordenado por Jane Felipe Beltrão (PPGA/UFPA) e vice-coordenado por Antônio Carlos de Souza Lima (PPGAS/MN/UFRJ). A obra discute questões relativas à preservação do patrimônio cultural em contextos de enfrentamento, territórios tradicionais, paisagens, corpos e objetos que ganham importância nas negociações identitárias (étnica, racial, sexual e de gênero) e direitos à diferença, ao mesmo tempo em que as políticas públicas revelam dificuldades na gestão de uma sociedade multicultural no contexto da Região Amazônica. A metodologia utilizada pelos autores baseia-se em pesquisa bibliográfica realizada na resenhada que estudou coletividades e espaços amazônicos, sob um olhar descolonial. O estudo concluiu pela necessidade do conhecimento e do respeito aos povos indígenas e comunidades etnicamente diferenciados para a garantia de seus direitos.

Palavras-chave : diversidade cultural; amazônias; povos indígenas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )