SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66A FAVOR DE LA ESCUELA PÚBLICA: la intersectorialidad como premisa para la educación inclusivaENSEÑAR A TODOS Y CADA UNO EN ESCUELAS INCLUSIVAS: el enfoque de enseñanza diferenciado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BORGES, Adriana Araújo Pereira  y  SCHMIDT, Carlo. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aula. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.27-39.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044.

Embora o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) possa ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento, com déficits nas habilidades de comunicação e comportamento, o termo espectro retrata a enorme gama de diferenças individuais desses sujeitos. No ambiente escolar, essas diferenças tendem a ser evidenciadas, o que pode impactar no trabalho do professor com o aluno. Uma das possibilidades de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem de educandos com TEA é o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O DUA pode ser compreendido como um conjunto de princípios e estratégias que se relacionam com o currículo escolar. Sua finalidade é eliminar as barreiras que impedem o aprendizado, contribuindo para a inclusão escolar dos alunos, principalmente aqueles que constituem o público-alvo da educação especial. Nesse sentido, atua como facilitador da prática pedagógica. O objetivo desse artigo é discutir como o DUA pode auxiliar os aprendizes com autismo de acordo com as teorias da coerência central, das funções executivas e da teoria da mente (ToM). A importância dessa abordagem é percebida a partir da narrativa da mãe de um aluno com autismo sobre os entraves da escolarização do filho e sobre as práticas pedagógicas que contribuíram em seu percurso educacional. Os resultados apontam para a importância de que os professores conheçam e se apropriem do DUA, uma ferramenta que contribui para a inclusão escolar dos alunos com autismo e para uma prática pedagógica mais equitativa.

Palabras clave : desenho universal para aprendizagem; autismo; educação especial; currículo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )