SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66UNIVERSAL LEARNING DESIGN: an approach for students with autism in the classroomCREATIVE SCHOOLS AND INCLUSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Keisyani da Silva  and  MENDES, Enicéia Gonçalves. ENSINAR A TODOS E A CADA UM EM ESCOLAS INCLUSIVAS: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.40-50.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138.

Na medida em que os sistemas escolares foram se tornando mais acessíveis à população o ensino foi sendo rapidamente massificado e as políticas de inclusão escolar surgidas, a partir dos anos de 1990, ressaltaram a incapacidade de as escolas se adequarem aos desafios de sua época: oferecer qualidade de ensino a todos os alunos. O presente ensaio tem como objetivo apresentar o referencial teórico da Abordagem do Ensino Diferenciado (AED) que visa responder às diferentes necessidades educacionais dos alunos. O texto apresenta a conceituação, os princípios, os fatores e elementos passiveis de diferenciação do ensino (conteúdo, processo, produto e gestão da aula). Destaca-se que a AED se propõe a contemplar a diversidade, melhorando o ensino para todos os alunos, indistintamente, e que, por isso, pode ser referencial potente para programas de desenvolvimento profissional de professores.

Keywords : inclusão escolar; práticas pedagógicas; ensino diferenciado..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )