SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: uma abordagem para alunos com autismo em sala de aulaESCOLAS CRIATIVAS E INCLUSÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Keisyani da Silva  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. ENSINAR A TODOS E A CADA UM EM ESCOLAS INCLUSIVAS: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.40-50.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57138.

Na medida em que os sistemas escolares foram se tornando mais acessíveis à população o ensino foi sendo rapidamente massificado e as políticas de inclusão escolar surgidas, a partir dos anos de 1990, ressaltaram a incapacidade de as escolas se adequarem aos desafios de sua época: oferecer qualidade de ensino a todos os alunos. O presente ensaio tem como objetivo apresentar o referencial teórico da Abordagem do Ensino Diferenciado (AED) que visa responder às diferentes necessidades educacionais dos alunos. O texto apresenta a conceituação, os princípios, os fatores e elementos passiveis de diferenciação do ensino (conteúdo, processo, produto e gestão da aula). Destaca-se que a AED se propõe a contemplar a diversidade, melhorando o ensino para todos os alunos, indistintamente, e que, por isso, pode ser referencial potente para programas de desenvolvimento profissional de professores.

Palavras-chave : inclusão escolar; práticas pedagógicas; ensino diferenciado..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )