SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66ENSINAR A TODOS E A CADA UM EM ESCOLAS INCLUSIVAS: a abordagem do ensino diferenciadoESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: práticas pedagógicas exitosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte  e  ALVES, Maria Dolores Fortes. ESCOLAS CRIATIVAS E INCLUSÃO. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.51-65.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.59025.

Incomodou-nos a relação da escola em que frequentavam os sujeitos da ONG que acolhia crianças e adolescentes abandonados, na qual fazíamos atendimento psicológico. A escola como um lugar onde somente as dimensões cognitivas e comportamentais eram valorizadas. Questionamos: como práticas pedagógicas criativas podem contribuir para a inclusão escolar dos sujeitos em suas múltiplas dimensões? Buscamos compreender a relação entre a criatividade e a construção de escolas inclusivas. Em um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa ofertamos para 18 professores da escola que atendia os sujeitos da ONG, um curso realizado em 3 (três) encontros presenciais, intitulado Educação em Direitos Humanos, Valores Transdisciplinares e Formação de Professoras/es. Para coleta dos dados aplicamos em 16 cursistas, o Instrumento para Valorar o Desenvolvimento de Instituições Educativas - VADECRIE (TORRE, 2012). Na análise, utilizamos a estatística descritiva. A partir dessa experiência compreendemos que a criatividade pode contribuir para a promoção de espaços inclusivos. Verificamos que, uma escola criativa é um lugar em constante movimento Torre (2013). É um lugar que nos faz transcender, onde a relação empática nutre as relações humanas. Essa escola legitima o melhor de seus professores e alunos. A escola criativa rasga o véu do tradicional e convoca à inovação e, igualmente, à inclusão, pois convoca-nos a construir um espaço de pertencimento de todos.

Palavras-chave : inclusão; escolas criativas; complexidade; transdisciplinaridade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )