SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66CREATIVE SCHOOLS AND INCLUSIONHOW CONVERSATIONS ARE EXPRESSED AND DEMEDICALIZED CROSSINGS: trajectories in between research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MASCARO, Cristina Angélica Aquino de C  and  REDIG, Annie Gomes. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: práticas pedagógicas exitosas. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.66-79.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57019.

O artigo insere-se na temática da escolarização do estudante com deficiência intelectual. Apresenta-se, uma investigação de caráter qualitativo por meio de uma análise argumentativa referente às demandas práticas pedagógicas que atendam às especificidades deste alunado para que seu itinerário formativo na escola promova sua inclusão acadêmica, social e laboral. Por meio da análise da literatura especializada sobre o tema, foram apresentadas e discutidas propostas efetivas no sentido de promover o acesso, permanência e construção de conhecimento para estes estudantes. Os resultados apontam a relevância do trabalho pedagógico com enfoque no ensino colaborativo entre docentes do ensino comum e da educação especial, o planejamento de aulas nas diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), assim como o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano Individualizado de Transição (PIT). As conclusões ressaltam as mudanças necessárias para que a escola contemporânea possa estar em consonância com os pressupostos da educação especial.

Keywords : deficiência intelectual; inclusão escolar; planejamento individualizado; Desenho Universal para Aprendizagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )