SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66ESCOLAS CRIATIVAS E INCLUSÃODE COMO SE EXPRESSAM CONVERSAS E TRAVESSIAS DESMEDICALIZADAS: trajetórias no entre de uma pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MASCARO, Cristina Angélica Aquino de C  e  REDIG, Annie Gomes. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: práticas pedagógicas exitosas. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.66-79.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57019.

O artigo insere-se na temática da escolarização do estudante com deficiência intelectual. Apresenta-se, uma investigação de caráter qualitativo por meio de uma análise argumentativa referente às demandas práticas pedagógicas que atendam às especificidades deste alunado para que seu itinerário formativo na escola promova sua inclusão acadêmica, social e laboral. Por meio da análise da literatura especializada sobre o tema, foram apresentadas e discutidas propostas efetivas no sentido de promover o acesso, permanência e construção de conhecimento para estes estudantes. Os resultados apontam a relevância do trabalho pedagógico com enfoque no ensino colaborativo entre docentes do ensino comum e da educação especial, o planejamento de aulas nas diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), assim como o desenvolvimento do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano Individualizado de Transição (PIT). As conclusões ressaltam as mudanças necessárias para que a escola contemporânea possa estar em consonância com os pressupostos da educação especial.

Palavras-chave : deficiência intelectual; inclusão escolar; planejamento individualizado; Desenho Universal para Aprendizagem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )