SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN CONTEMPORARY SCHOOL: successful pedagogical practicesTHE MEDIATIONAL PROCESSES INVOLVED IN LEARNING CLASSICAL DANCE FOR BLIND AND LOW VISION DANCERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RIBETTO, Anelice  and  MONTEIRO, Raquel Rosa Reis. DE COMO SE EXPRESSAM CONVERSAS E TRAVESSIAS DESMEDICALIZADAS: trajetórias no entre de uma pesquisa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.80-93.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.58024.

Este texto pretende dar a ver parte de um caminho investigativo que compõe a produção de uma pesquisa. Os trajetos de formação por entre conversas e experiências são os passos fundantes que movimentam o pensamento de duas autoras. Trata-se de uma escrita que problematiza a produção da norma encarnada as trajetórias estudantis no espaço da Sala de Recursos (e para além dela), trajetórias essas marcadas por olhares clínico-institucionais na escola. Assim, trazemos escritas atravessadas pela experiência como possibilidade de pensar o que nos passa na educação. Tais travessias ajudam-nos a ganhar caminhos na produção de encontros outros desprovidos de normas definidas pelo saber médico, mas abastados de astúcias que por meio de múltiplas linguagens, criam um sentido outro (talvez menos técnico e mais sensível) na sala de recursos multifuncionais junto a trajetórias singulares que colocaram de pé uma pesquisa.

Keywords : educação especial; sala de recursos; medicalização; travessias..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )