SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66ESTUDIANTES CON DISCAPACIDADES INTELECTUALES EN LA ESCUELA CONTEMPORÁNEA: prácticas pedagógicas exitosasLOS PROCESOS MEDIACIONALES IMPLICADOS EN EL APRENDIZAJE DE LA DANZA CLÁSICA DE BAILARINAS CIEGAS Y CON BAJA VISIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RIBETTO, Anelice  y  MONTEIRO, Raquel Rosa Reis. DE COMO SE EXPRESSAM CONVERSAS E TRAVESSIAS DESMEDICALIZADAS: trajetórias no entre de uma pesquisa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.80-93.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.58024.

Este texto pretende dar a ver parte de um caminho investigativo que compõe a produção de uma pesquisa. Os trajetos de formação por entre conversas e experiências são os passos fundantes que movimentam o pensamento de duas autoras. Trata-se de uma escrita que problematiza a produção da norma encarnada as trajetórias estudantis no espaço da Sala de Recursos (e para além dela), trajetórias essas marcadas por olhares clínico-institucionais na escola. Assim, trazemos escritas atravessadas pela experiência como possibilidade de pensar o que nos passa na educação. Tais travessias ajudam-nos a ganhar caminhos na produção de encontros outros desprovidos de normas definidas pelo saber médico, mas abastados de astúcias que por meio de múltiplas linguagens, criam um sentido outro (talvez menos técnico e mais sensível) na sala de recursos multifuncionais junto a trajetórias singulares que colocaram de pé uma pesquisa.

Palabras clave : educação especial; sala de recursos; medicalização; travessias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )