SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: práticas pedagógicas exitosasOS PROCESSOS MEDIACIONAIS IMPLICADOS NA APRENDIZAGEM DE DANÇA CLÁSSICA DE BAILARINAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RIBETTO, Anelice  e  MONTEIRO, Raquel Rosa Reis. DE COMO SE EXPRESSAM CONVERSAS E TRAVESSIAS DESMEDICALIZADAS: trajetórias no entre de uma pesquisa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.80-93.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.58024.

Este texto pretende dar a ver parte de um caminho investigativo que compõe a produção de uma pesquisa. Os trajetos de formação por entre conversas e experiências são os passos fundantes que movimentam o pensamento de duas autoras. Trata-se de uma escrita que problematiza a produção da norma encarnada as trajetórias estudantis no espaço da Sala de Recursos (e para além dela), trajetórias essas marcadas por olhares clínico-institucionais na escola. Assim, trazemos escritas atravessadas pela experiência como possibilidade de pensar o que nos passa na educação. Tais travessias ajudam-nos a ganhar caminhos na produção de encontros outros desprovidos de normas definidas pelo saber médico, mas abastados de astúcias que por meio de múltiplas linguagens, criam um sentido outro (talvez menos técnico e mais sensível) na sala de recursos multifuncionais junto a trajetórias singulares que colocaram de pé uma pesquisa.

Palavras-chave : educação especial; sala de recursos; medicalização; travessias..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )