SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66CÓMO SE EXPRESAN LAS CONVERSACIONES Y CRUCES DESMEDICALIZADOS: trayectorias entre investigacionesIDENTIFICACIÓN DEL TALENTO MUSICAL EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALBARRAN, Patrícia Andréa Osandón; ABREU, Fabrício Santos Dias de  y  SILVA, Daniele Nunes Henrique. OS PROCESSOS MEDIACIONAIS IMPLICADOS NA APRENDIZAGEM DE DANÇA CLÁSSICA DE BAILARINAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.94-113.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57874.

O presente trabalho, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, tem o objetivo de ampliar as discussões sobre arte e deficiência visual. A ideia é resgatar os sentidos produzidos pelas bailarinas sobre a aprendizagem da dança clássica. O foco principal é explorar as questões relacionadas às especificidades técnicas desenvolvidas pela professora e pelas bailarinas, o que nos leva a compreender melhor a relação estabelecida entre inclusão social, arte e desenvolvimento humano. O percurso metodológico foi delineado por meio da construção de narrativas realizadas a partir de entrevistas semiestruturadas durante um ano de pesquisa no campo. Participaram do estudo 8 (oito) bailarinas profissionais na idade de 20-35 anos cegas ou com baixa visão de uma companhia brasileira de dança clássica. A partir do material videogravado e do diário de campo transcrito e analisado, discutiu-se: a) os instrumentos mediacionais e o sentido de leveza; b) a imaginação e o lúdico como aspectos mediadores da aprendizagem; e c) o papel do outro (professoraaluna e aluna-aluna) na constituição de novos ciclos desenvolvimentais. Os resultados do trabalho indicam a centralidade da linguagem na aquisição da técnica, bem como do uso de instrumentos e de outros recursos, pois a simultaneidade e aglutinação desses diferentes recursos durante o processo de profissionalização foi fundamental para o domínio da técnica. Foi possível concluir que a dança clássica se configurou para as bailarinas entrevistadas como uma esfera promotora de inclusão social, aprendizagem de um ofício e promoção de novos ciclos desenvolvimentais; uma mudança radical na trajetória de vida delas.

Palabras clave : deficiências da visão; educação dos cegos; teoria sócio-histórico-cultural; dança clássica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )