SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66THE MEDIATIONAL PROCESSES INVOLVED IN LEARNING CLASSICAL DANCE FOR BLIND AND LOW VISION DANCERSSTRATEGIES FOR THE PARTICIPATION OF STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

KOGA, Fabiana Oliveira  and  RANGNI, Rosemeire de Araújo. IDENTIFICAÇÃO DO TALENTO MUSICAL NA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.114-123.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57855.

Este artigo objetivou identificar estudantes com indicadores de talento musical de uma rede básica de ensino em uma cidade do interior paulista, por meio do uso do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM). A pesquisa foi de caráter exploratório e participaram 653 estudantes (352 meninas e 301 meninos) do ensino fundamental (anos iniciais) de escolas públicas e particulares. Os resultados indicaram que 16% (n=104) dos participantes apresentaram indicadores de talento musical de modo inicial, no entanto, 11 (3 meninas e 8 meninos) (1,68%) participantes se sobressaíram entre os 104. Conclui-se que o instrumento PSHM foi eficaz para identificar o talento musical, sendo uma via propícia para o reconhecimento dos estudantes e para receber o atendimento educacional especializado a que têm direito, conforme a legislação brasileira. O PSHM encontra-se em fase de construção, por isso, ainda serão necessárias as etapas de validação e fidedignidade. Ressalta-se que, por esse motivo, ele ainda não está disponível para o uso em geral.

Keywords : educação especial; educação musical; talento musical; identificação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )