SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66STRATEGIES FOR THE PARTICIPATION OF STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER IN PHYSICAL EDUCATION CLASSESINCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES AND PROCESSES OF APPROPRIATION OF WRITTEN LANGUAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; REZENDE, Veridiana  and  ZANQUETTA, Maria Emília Melo Tamanini. SURDEZ, TDAH E CONTAGEM: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituais. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.138-151.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57402.

A partir da releitura das informações produzidas em uma investigação anterior, obtidas a partir de uma sequência didática de situações de estruturas aditivas, implementada de forma dialógica e coletadas por meio de filmagens e analisados à luz da teoria dos Campos Conceituais, este artigo apresenta a análise, sustentada na Teoria dos Campos Conceituais, do desempenho de um aluno surdo e com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, em relação a dois aspectos: o referente à construção de seus conhecimentos matemáticos, inferida mediante a constatação da evolução e consolidação de seu esquema de contagem e o socioemocional, identificado mediante a constatação do desenvolvimento de sua autonomia, acarretando em maior autoestima. Como resultados didático-pedagógicos, a releitura aponta para a importância de que atividades canônicas de contagem, como a de cartas, por exemplo, quando propostas a estudantes surdos, precisam ser pensadas, considerando as especificidades da Libras, sua língua natural e para as possibilidades de desenvolvimento cognitivo e da capacidade de manutenção de diálogos possibilitados pela forma dialógica adotada na implementação da sequência didática.

Keywords : Cálculo Mental; TDAH; Surdez; Esquemas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )