SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS Y PROCESOS DE APROPIACIÓN DEL LENGUAJE ESCRITOINFLUENCIA DE LA MODELACIÓN DE CUENTOS EN EL DESARROLLO INTELECTUAL DE DISCAPACITADOS MENTALES: la modelación de cuentos y la discapacidad mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BERNARDO, Fábio Garcia  y  RUST, Naiara Miranda. DESENVOLVENDO PRÁTICAS E VALORES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.166-179.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610.

Este trabalho apresenta e discute algumas contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática para alunos com deficiência visual, sob a perspectiva do desenvolvimento de culturas, políticas e práticas inclusivas. Considera-se que os movimentos inclusivos não devem estar vinculados apenas aos espaços escolares e precisam se basear, primeiramente, em valores inclusivos, os quais constituem-se como fundamentais para as ações. A pesquisa vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos em uma escola especializada e se revela como uma investigação qualitativa, numa perspectiva de observação participante, que teve como campo de observação o próprio ambiente de trabalho dos autores. Como resultados, o trabalho tem se mostrado promissor, uma vez que as aulas se tornaram espaços de discussão crítica e reflexiva, extrapolando os limites das disciplinas. Dessa forma, propõe-se então o uso de diferentes e diversificados recursos e metodologias que respeitam as diferenças e as singularidades dos alunos em busca, acima de tudo, de inclusão social. Assim, espera-se que o trabalho possa consolidar o ideal colaborativo e desejado entre a educação especial e a educação inclusiva, tendo como fim comum a promoção dos direitos humanos.

Palabras clave : ensino de ciência; ensino de matemática; deficiência visual; inclusão social..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )