SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITAA INFLUÊNCIA DA MODELAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: modelagem de histórias e deficiência mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BERNARDO, Fábio Garcia  e  RUST, Naiara Miranda. DESENVOLVENDO PRÁTICAS E VALORES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visual. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.166-179.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57610.

Este trabalho apresenta e discute algumas contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática para alunos com deficiência visual, sob a perspectiva do desenvolvimento de culturas, políticas e práticas inclusivas. Considera-se que os movimentos inclusivos não devem estar vinculados apenas aos espaços escolares e precisam se basear, primeiramente, em valores inclusivos, os quais constituem-se como fundamentais para as ações. A pesquisa vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos em uma escola especializada e se revela como uma investigação qualitativa, numa perspectiva de observação participante, que teve como campo de observação o próprio ambiente de trabalho dos autores. Como resultados, o trabalho tem se mostrado promissor, uma vez que as aulas se tornaram espaços de discussão crítica e reflexiva, extrapolando os limites das disciplinas. Dessa forma, propõe-se então o uso de diferentes e diversificados recursos e metodologias que respeitam as diferenças e as singularidades dos alunos em busca, acima de tudo, de inclusão social. Assim, espera-se que o trabalho possa consolidar o ideal colaborativo e desejado entre a educação especial e a educação inclusiva, tendo como fim comum a promoção dos direitos humanos.

Palavras-chave : ensino de ciência; ensino de matemática; deficiência visual; inclusão social..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )