SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66DEVELOPING PRACTICES AND VALUES FOR SOCIAL INCLUSION: the contributions of natural science and mathematics classes at a specialized school for visually impaired studentsLEARNING MATHEMATICAL CONCEPTS: perspectives of inclusive education in the city of Gravataí/RS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RIVERO, Melva Luisa Rivero; DIAZ, Maritza Milagros Cuenca  and  VENTO, Vilma Guerra. A INFLUÊNCIA DA MODELAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: modelagem de histórias e deficiência mental. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.180-195.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57684.

O estímulo do desenvolvimento intelectual dos deficientes mentais é uma exigência importante que a sociedade coloca à escola; no entanto, é ainda uma tarefa pendente, devido ao carácter reprodutivo que persiste em muitas instituições de ensino. O artigo visa explicar a influência da modelação de histórias no desenvolvimento do intelecto destas crianças em idade escolar; foi realizada uma investigação na qual foram utilizados diferentes métodos teóricos que tornaram possível a interpretação do tema investigado, bem como métodos empíricos como o pré-experimento pedagógico, a observação, o estudo dos produtos do processo pedagógico e testes psicológicos. Verificou-se na prática pedagógica que a influência da modelação de histórias contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento, independência cognitiva e motivação para a aprendizagem.

Keywords : deficiência mental; desenvolvimento intelectual; modelação de histórias..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )