SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66DESARROLLO DE PRÁCTICAS Y VALORES PARA LA INCLUSIÓN SOCIAL: las contribuciones de las clases de ciencias de la naturaleza y las matemáticas en una escuela especializada para estudiantes con discapacidades visualesAPRENDIENDO CONCEPTOS MATEMÁTICOS: perspectivas de la educación inclusiva en la ciudad de Gravataí/RS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

RIVERO, Melva Luisa Rivero; DIAZ, Maritza Milagros Cuenca  y  VENTO, Vilma Guerra. A INFLUÊNCIA DA MODELAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: modelagem de histórias e deficiência mental. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.180-195.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57684.

O estímulo do desenvolvimento intelectual dos deficientes mentais é uma exigência importante que a sociedade coloca à escola; no entanto, é ainda uma tarefa pendente, devido ao carácter reprodutivo que persiste em muitas instituições de ensino. O artigo visa explicar a influência da modelação de histórias no desenvolvimento do intelecto destas crianças em idade escolar; foi realizada uma investigação na qual foram utilizados diferentes métodos teóricos que tornaram possível a interpretação do tema investigado, bem como métodos empíricos como o pré-experimento pedagógico, a observação, o estudo dos produtos do processo pedagógico e testes psicológicos. Verificou-se na prática pedagógica que a influência da modelação de histórias contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento, independência cognitiva e motivação para a aprendizagem.

Palabras clave : deficiência mental; desenvolvimento intelectual; modelação de histórias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )