SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66DESENVOLVENDO PRÁTICAS E VALORES PARA A INCLUSÃO SOCIAL: as contribuições das aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola especializada para alunos com deficiência visualAPRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: perspectivas da educação inclusiva no município de Gravataí/RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RIVERO, Melva Luisa Rivero; DIAZ, Maritza Milagros Cuenca  e  VENTO, Vilma Guerra. A INFLUÊNCIA DA MODELAÇÃO DE HISTÓRIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: modelagem de histórias e deficiência mental. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.180-195.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57684.

O estímulo do desenvolvimento intelectual dos deficientes mentais é uma exigência importante que a sociedade coloca à escola; no entanto, é ainda uma tarefa pendente, devido ao carácter reprodutivo que persiste em muitas instituições de ensino. O artigo visa explicar a influência da modelação de histórias no desenvolvimento do intelecto destas crianças em idade escolar; foi realizada uma investigação na qual foram utilizados diferentes métodos teóricos que tornaram possível a interpretação do tema investigado, bem como métodos empíricos como o pré-experimento pedagógico, a observação, o estudo dos produtos do processo pedagógico e testes psicológicos. Verificou-se na prática pedagógica que a influência da modelação de histórias contribuiu significativamente para o desenvolvimento do pensamento, independência cognitiva e motivação para a aprendizagem.

Palavras-chave : deficiência mental; desenvolvimento intelectual; modelação de histórias..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )