SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66LEARNING MATHEMATICAL CONCEPTS: perspectives of inclusive education in the city of Gravataí/RSTEACHER TRAINING FOR INCLUSIVE PRAXIS SUBSIDIZED BY UNIVERSAL DESIGN FOR LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

REIS, Juliana Teixeira da Camara; FELINTO, Priscila Magalhães Barros  and  HAZIN, Izabel. PROGRAMA TALENTO METRÓPOLE: novas trajetórias de desenvolvimento para jovens com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.211-225.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57231.

O estudo teve por objetivo analisar o impacto do programa Talento Metrópole (IMD-UFRN), o qual visa desenvolver o interesse de jovens com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em pesquisa científica, além da ampliação das competências e habilidades, expansão da criatividade no campo da Tecnologia da Informação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, visando a inovação e o empreendedorismo. Trata-se de um estudo multicasos que contou com a participação de três jovens diagnosticados com AH/SD, com idades entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos. O levantamento de dados se deu a partir de diferentes estratégias: entrevistas semiestruturadas e registros sistemáticos de observações comportamentais. As análises dos casos evidenciaram pontos de semelhança, bem como idiossincrasias comportamentais e emocionais relacionadas às vivências negativas na escola; e sofrimento psíquico em razão da ausência de suporte às suas necessidades educacionais especiais, - sendo a desmotivação, a queixa mais presente. Desse modo, programas especiais podem possibilitar oportunidades e atividades focadas nos interesses e necessidades dos sujeitos, de acordo com as diferentes formas de expressão das AH/SD. Este cenário é fundamental para a produção criativa e desenvolvimento, proporcionando assim, uma inserção social e profissional satisfatória que poderá trazer impactos relevantes para a sociedade.

Keywords : tecnologia; inclusão; educação; altas habilidade; superdotação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )