SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁXIS INCLUSIVAS SUBSIDIADAS PELO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEMFORMAÇÃO NA LICENCIATURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: encontros possíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GUTHIERREZ, Carla Cordeiro Marçal y  e  WALTER, Catia Crivelenti de Figueiredo. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: comunicação alternativa e TEA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.240-255.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57149.

A formação de professores contribui no desenvolvimento profissional e na participação nos movimentos de luta por justiça social. Na educação especial a formação ainda oferece a diminuição das lacunas na qualidade da educação. O presente artigo apresenta um Programa de Formação Continuada no uso da comunicação alternativa (CA) para professores do Atendimento Educacional Especializado. É fruto de uma etapa de pesquisa de doutorado quando se analisaram os efeitos da autoscopia na prática docente. Verificaram-se as consequências do uso da comunicação alternativa nas relações interativas no cotidiano escolar dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas professoras. Os resultados sinalizaram um aumento nas interações dos estudantes com TEA e suas professoras. Os estudantes começaram a fazer uso dos cartões de CA em sala de aula, tendo o PECS-Adaptado como um eficaz sistema.

Palavras-chave : formação continuada de professores; comunicação alternativa; autoscopia; transtorno do espectro autista..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )