SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66PROGRAMA DE FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES: comunicación alternativa y TEAPEDAGOGÍA EN ESPACIOS SOCIALES DE FORMACIÓN HUMANA: por una concepción de educación ampliada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

AMARAL, Mateus Henrique do  y  MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. FORMAÇÃO NA LICENCIATURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: encontros possíveis. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.256-269.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.57846.

O texto debate as relações entre a formação de professores em cursos de licenciatura e as práticas pedagógicas inclusivas na escola comum. Tem como objetivo analisar as possibilidades formativas para as práticas pedagógicas inclusivas na educação básica. Para tanto, toma como base a interpretação de situações de um estudo de campo realizado no estágio supervisionado de um curso de Letras - Língua Portuguesa. Os registros foram feitos a partir da gravação de áudio de discussões realizadas durante momentos de supervisão, dos quais participavam professora formadora, pesquisador e professores em formação, com posterior transcrição de alguns episódios. Com base na psicologia histórico-cultural e na perspectiva enunciativo-discursiva, são analisados três episódios que tematizam a avaliação de alunos com deficiência intelectual e as práticas de ensino em Língua Portuguesa para estudantes surdos na escola comum. Destacam-se os modos como os professores em formação se apropriam das práticas pedagógicas a partir dos sentidos em circulação negociados na supervisão. Considera-se a importância de projetos formativos nas licenciaturas voltados para o compromisso com a participação de todos os alunos nas práticas pedagógicas. Também é indicada a necessidade de espaços que não só garantam o debate acerca dessas práticas nos diferentes componentes curriculares, como componentes específicos que permitam desvelar as condições concretas em que a inclusão dos estudantes com deficiência é proclamada, repensando formas de construção de novas relações nos diferentes espaços sociais.

Palabras clave : formação de professores; educação especial; educação inclusiva; prática pedagógica; licenciatura..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )