SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66TEACHING DEGREE EDUCATION AND INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICE IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION: possible crosswaysMEMORIES OF BUILDING OF THE TO BE A TEACHER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Jaqueline Luzia da; SANTOS, Clarice Cordeiro dos  and  BOSCO, Danielle Portilho Muffareg. A PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA: por uma concepção ampliada de educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.270-282.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52542.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação de pedagogos nos diversos espaços sociais de formação humana, à luz de uma concepção ampliada de educação. Faz-se uma reflexão sobre o papel da escola e uma problematização sobre os limites entre os campos de formação. O estudo parte da reflexão sobre a formação de educadores no curso de Pedagogia e do que se propõe como atuação nos diversos espaços sociais. A princípio, reconhece-se o papel fundamental da educação enquanto formação humana. Pretende-se ampliar as possibilidades de atuação de educadores nestes espaços. As principais conclusões do estudo apontam a relevância de se conceber uma formação de educadores alicerçada tanto no trabalho docente quanto no trabalho em outros espaços de formação, sem que se percam as características da docência na formação, mas compreendendo o planejamento, a coordenação, a gestão e a pesquisa, dentro e fora de instituições escolares.

Keywords : pedagogia; espaços sociais de formação humana; formação de educadores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )