SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66LA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA Y LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA: posibles encuentrosMEMORIAS DE CONSTRUIR UN SER MAESTRO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Jaqueline Luzia da; SANTOS, Clarice Cordeiro dos  y  BOSCO, Danielle Portilho Muffareg. A PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA: por uma concepção ampliada de educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.270-282.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52542.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação de pedagogos nos diversos espaços sociais de formação humana, à luz de uma concepção ampliada de educação. Faz-se uma reflexão sobre o papel da escola e uma problematização sobre os limites entre os campos de formação. O estudo parte da reflexão sobre a formação de educadores no curso de Pedagogia e do que se propõe como atuação nos diversos espaços sociais. A princípio, reconhece-se o papel fundamental da educação enquanto formação humana. Pretende-se ampliar as possibilidades de atuação de educadores nestes espaços. As principais conclusões do estudo apontam a relevância de se conceber uma formação de educadores alicerçada tanto no trabalho docente quanto no trabalho em outros espaços de formação, sem que se percam as características da docência na formação, mas compreendendo o planejamento, a coordenação, a gestão e a pesquisa, dentro e fora de instituições escolares.

Palabras clave : pedagogia; espaços sociais de formação humana; formação de educadores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )