SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66PEDAGOGY IN SOCIAL SPACES OF HUMAN FORMATION: for an expanded conception of educationSPECIAL AND INCLUSIVE EDUCATION IN CHEMISTRY TEACHING: a mapping of theses and dissertations in the period from 2009 to 2019 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, Vera Luísa de  and  GOMES, Alberto Albuquerque. MEMÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DE UM EU PROFESSORA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.283-296.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.54074.

Trazemos nesse texto um recorte do estudo com caráter qualitativo - em desenvolvimento de forma coletiva - que objetiva, com uso de narrativas escritas (cartas) ofertadas por professora(e)s de diferentes níveis de ensino, compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira. Dessa forma, o que ora apresentamos são as reflexões tecidas a partir da narrativa de uma professora do Ensino Fundamental, em início de carreira, que nos levaram ao entendimento de que a escola é espaço privilegiado para a formação das identidades, com contribuições significativas tanto no período de formação quanto no de atuação profissional; bem como de que as singularidades das histórias narradas nos dão elementos sólidos para a compreensão do processo de constituição identitária tanto individual, quanto coletiva.

Keywords : narrativa de professora(e)s; identidade profissional docente; trajetória de formação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )