SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66A PEDAGOGIA NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA: por uma concepção ampliada de educaçãoA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, Vera Luísa de  e  GOMES, Alberto Albuquerque. MEMÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DE UM EU PROFESSORA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.283-296.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.54074.

Trazemos nesse texto um recorte do estudo com caráter qualitativo - em desenvolvimento de forma coletiva - que objetiva, com uso de narrativas escritas (cartas) ofertadas por professora(e)s de diferentes níveis de ensino, compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira. Dessa forma, o que ora apresentamos são as reflexões tecidas a partir da narrativa de uma professora do Ensino Fundamental, em início de carreira, que nos levaram ao entendimento de que a escola é espaço privilegiado para a formação das identidades, com contribuições significativas tanto no período de formação quanto no de atuação profissional; bem como de que as singularidades das histórias narradas nos dão elementos sólidos para a compreensão do processo de constituição identitária tanto individual, quanto coletiva.

Palavras-chave : narrativa de professora(e)s; identidade profissional docente; trajetória de formação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )