SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66TACTILE ALTERNATIVE COMMUNICATION PROGRAM: communication through tactile connectionsSOME REASONS FOR TEACHING GENDER AND SEXUALITY TO CHILDREN SINCE CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COIADO, Marina Ramos; REIS, Verônica Lima dos  and  CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. A DIVERSIDADE NA OPINIÃO DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.325-337.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52809.

Conceitos como tolerância, discriminação e identidades foram tomados como base para a definição de diversidade, que fundamenta pilares para a inclusão e convivência entre diferentes. Aqui, busca-se verificar a opinião dos sujeitos das escolas sobre culturas inclusivas. A pesquisa do tipo quantitativa descritiva, utilizou-se de dados acerca das afirmações condizentes com a definição de diversidade. Foram 12.338 questionários respondidos por: estudantes do ensino fundamental anos iniciais e anos finais, pais/responsáveis e equipe escolar de 16 escolas. As porcentagens das respostas fechadas quanto às afirmações foram separadas entre os segmentos respondentes para discussão sobre a tolerância nas relações avaliadas. Os resultados mostram que, mesmo com respostas positivas sobre a presença da diversidade em seus contextos, não se pode deduzir o exercício da tolerância no cotidiano escolar. As inconclusões dos resultados evidenciam a necessidade de especificar como tais segmentos compreendem o que estão afirmando no cotidiano em que a diversidade é vivenciada.

Keywords : diversidade; educação; cultura; inclusão..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )