SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66SOME REASONS FOR TEACHING GENDER AND SEXUALITY TO CHILDREN SINCE CHILDHOOD EDUCATIONSTUDENT PROTAGONISM IN TEACHING PROFESSIONALIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TEIXEIRA, Kelly Silva  and  ALVES, Marcelo Paraiso. PEDAGOGIA DO PEDAL, TRIBOS URBANAS E POLÍTICASPRÁTICAS EDUCATIVAS: Primeiras aproximações. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.353-369.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.51377.

Considerando um novo fenômeno de ciclismo que impacta significativamente o município de Volta Redonda-RJ, o presente estudo mergulha nas práticas educativas das tribos urbanas que utilizam a bicicleta como prática de socialidade. Cabe frisar que tais grupos não possuem relação com o poder público ou privado, mas emerge de políticaspráticas das personas que habitam o referido espaçotempo. O objetivo do trabalho foi mergulhar nas políticaspráticas das tribos urbanas de ciclismo no município de Volta RedondaRJ, visibilizando possíveis formas de socialidade. Metodologicamente, optamos pelos estudos nos/dos/com cotidiano, de modo mais específico pela sociologia compreensiva, visto que privilegiou o mergulho para o entendimento das formas nas/das políticaspráticas socioculturais dos grupos sociais investigados. Considerando que estamos a realizar as primeiras aproximações investigativas, utilizamos para a produção de dados o aplicativo WhatsApp, o site oficial do grupo Bike Anjo, além de imagens oriundas de jornais e sites.

Keywords : práticas educativas; tribos urbanas; ciclismo; cotidiano..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )