SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66ALGUNS MOTIVOS PARA ENSINAR GÊNERO E SEXUALIDADE ÀS CRIANÇAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTILPROTAGONISMO ESTUDANTIL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

TEIXEIRA, Kelly Silva  e  ALVES, Marcelo Paraiso. PEDAGOGIA DO PEDAL, TRIBOS URBANAS E POLÍTICASPRÁTICAS EDUCATIVAS: Primeiras aproximações. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.353-369.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.51377.

Considerando um novo fenômeno de ciclismo que impacta significativamente o município de Volta Redonda-RJ, o presente estudo mergulha nas práticas educativas das tribos urbanas que utilizam a bicicleta como prática de socialidade. Cabe frisar que tais grupos não possuem relação com o poder público ou privado, mas emerge de políticaspráticas das personas que habitam o referido espaçotempo. O objetivo do trabalho foi mergulhar nas políticaspráticas das tribos urbanas de ciclismo no município de Volta RedondaRJ, visibilizando possíveis formas de socialidade. Metodologicamente, optamos pelos estudos nos/dos/com cotidiano, de modo mais específico pela sociologia compreensiva, visto que privilegiou o mergulho para o entendimento das formas nas/das políticaspráticas socioculturais dos grupos sociais investigados. Considerando que estamos a realizar as primeiras aproximações investigativas, utilizamos para a produção de dados o aplicativo WhatsApp, o site oficial do grupo Bike Anjo, além de imagens oriundas de jornais e sites.

Palavras-chave : práticas educativas; tribos urbanas; ciclismo; cotidiano..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )