SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66PEDAGOGIA DO PEDAL, TRIBOS URBANAS E POLÍTICASPRÁTICAS EDUCATIVAS: Primeiras aproximaçõesESCOLAS RIBEIRINHAS E SEUS DESAFIOS: faces da educação do campo na Amazônia Marajoara índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ARAUJO, Osmar Hélio Alves  e  OLIVEIRA, Dayana Silva de. PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.370-383.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.51971.

Neste texto, discutem-se desafios enfrentados na formação inicial dos professores, mais especificamente, para a permanência e o êxito dos estudantes em cursos de licenciatura, a partir da experiência do desenvolvimento do Projeto Profissão Docente (PPD) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tianguá. Na implantação do projeto, surgiram algumas questões básicas: quais condições, nos cursos de licenciatura em física e letras - português/inglês do referido campus, podem favorecer a profissionalização docente? Qual o papel das diversas disciplinas das licenciaturas na profissionalização docente? O referido artigo parte de um referencial teórico adotado a luz da temática formação docente, protagonismo estudantil e do empirismo vivenciado a partir do PPD. A experiência relatada permitiu saber que, em face de uma cultura acadêmica de vários desafios, faz-se necessário forjar uma cultura pedagógica fortemente associada à profissionalização docente, assim como as potencialidades da constituição de comunidades - discentes e docentes - para além do que já ocorre dentro da sala de aula.

Palavras-chave : protagonismo estudantil; disciplinas pedagógicas; formação docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )