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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

COSTA, Eliane Miranda. ESCOLAS RIBEIRINHAS E SEUS DESAFIOS: faces da educação do campo na Amazônia Marajoara. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.384-397.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.51951.

O texto discute os desafios, as dificuldades e as perspectivas educacionais de alunos e professores da escola ribeirinha no arquipélago de Marajó, especificamente no rio Mapuá, município de Breves, PA. Ancora-se nos escritos de autores como Hage (2005), Caldart (2004; 2009; 2020), Arroyo (2004; 2011), entre outros. A metodologia envolveu entrevistas semiestruturadas, observações etnográficas e a análise da Proposta Curricular do Ensino Fundamental das escolas do campo de Breves. Os dados empíricos em diálogo com a base teórica revelaram que alunos e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter material e pedagógico. Embora tal fragilidade, esta escola é, para alunos e familiares no Mapuá, esperança para construírem outras alternativas de vida na floresta, além de valorizarem seus saberes e tradição cultural. Conclui-se que a escola ribeirinha se caracteriza como tática para as famílias do Mapuá/Marajó projetarem, nas bordas do paradigma urbanocêntrico, perspectivas de futuro.

Palavras-chave : escola ribeirinha; currículo; marajó..

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