SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66ESCUELA DE RIBEREÑA Y SUS DESAFÍOS: cara de la educación de campo en Amazonia MarajoaraENTENDER LA LECTURA COMO HABILIDAD PARA LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS: un estudio con profesores en formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e  y  SILVA, Valdecira Carvalho. A CONCEPÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.398-413.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52781.

O presente estudo objetivou analisar a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática no contexto da Educação Escolar Quilombola nas comunidades quilombolas de Jurrussaca e Torres em Tracuateua no Nordeste do Pará. O estudo é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, dividido em três etapas: fase exploratória, trabalho de campo e análise e tratamento do material empírico e documental. A técnica de coleta foi o questionário semiestruturado. A amostragem foi constituída de 10 (dez) representantes do Conselho Escolar da comunidade quilombola do Jurrussaca e do Torres em Tracuateua-PA. Com Libâneo (2015, 2012), Dourado (2006), Paro (2016) entre outros, nos implicamos na discussão acerca da gestão democrática. Os principais resultados revelam que a concepção do Conselho Escolar sobre gestão democrática na Educação Escolar Quilombola está pautada na busca de mecanismos e condições para que espaços de participação, partilhamento e descentralização do poder ocorram.

Palabras clave : conselho escolar; gestão democrática; educação escolar quilombola..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )