SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66THE SCHOOL COUNCIL'S CONCEPTION ON DEMOCRATIC ANAGEMENT IN THE CONTEXT OF QUILOMBOLA EDUCATIONERICO VERÍSSIMO’S CHILD-YOUTH LITERATURE IN REVISTA DO GLOBO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FACANHA, Alessandro Augusto de Barros. A LEITURA COMPREENSIVA COMO UMA HABILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo com professores em formação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.414-426.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881.

O estudo revela resultados de uma investigação sobre a leitura compreensiva como uma habilidade necessária ao ensino das ciências na perspectiva da alfabetização científica e seu contexto com a formação de professores. Discute essas categorias à luz da profissionalidade e da educação científica de forma a relacionar a habilidade leitora e sua intersecção como conhecimento profissional. Foi realizada no contexto da formação de professores a partir de um estudo de natureza descritiva e interpretativa em uma universidade pública de referência na formação de professores. Os resultados demonstram uma convergência com os estudos da área da didática das ciências e apontam para a realidade ainda fragilizada do processo de ensino e formação de professores para as ciências evidenciando a necessidade de se pensar o processo formativo articulado com a educação básica e os preceitos de uma alfabetização científica que possibilite inserir a leitura como pressuposto de formação.

Keywords : ensino de ciências; formação de professores; leitura compreensiva..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )