Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
FACANHA, Alessandro Augusto de Barros. A LEITURA COMPREENSIVA COMO UMA HABILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo com professores em formação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.414-426. Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881.
O estudo revela resultados de uma investigação sobre a leitura compreensiva como uma habilidade necessária ao ensino das ciências na perspectiva da alfabetização científica e seu contexto com a formação de professores. Discute essas categorias à luz da profissionalidade e da educação científica de forma a relacionar a habilidade leitora e sua intersecção como conhecimento profissional. Foi realizada no contexto da formação de professores a partir de um estudo de natureza descritiva e interpretativa em uma universidade pública de referência na formação de professores. Os resultados demonstram uma convergência com os estudos da área da didática das ciências e apontam para a realidade ainda fragilizada do processo de ensino e formação de professores para as ciências evidenciando a necessidade de se pensar o processo formativo articulado com a educação básica e os preceitos de uma alfabetização científica que possibilite inserir a leitura como pressuposto de formação.
Palabras clave : ensino de ciências; formação de professores; leitura compreensiva..