SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66LA CONCEPCIÓN DEL CONSEJO ESCOLAR SOBRE LA GESTIÓN DEMOCRÁTICA EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN QUILOMBOLALA LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL DE ERICO VERÍSSIMO EN LA REVISTA DO GLOBO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FACANHA, Alessandro Augusto de Barros. A LEITURA COMPREENSIVA COMO UMA HABILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo com professores em formação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.414-426.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881.

O estudo revela resultados de uma investigação sobre a leitura compreensiva como uma habilidade necessária ao ensino das ciências na perspectiva da alfabetização científica e seu contexto com a formação de professores. Discute essas categorias à luz da profissionalidade e da educação científica de forma a relacionar a habilidade leitora e sua intersecção como conhecimento profissional. Foi realizada no contexto da formação de professores a partir de um estudo de natureza descritiva e interpretativa em uma universidade pública de referência na formação de professores. Os resultados demonstram uma convergência com os estudos da área da didática das ciências e apontam para a realidade ainda fragilizada do processo de ensino e formação de professores para as ciências evidenciando a necessidade de se pensar o processo formativo articulado com a educação básica e os preceitos de uma alfabetização científica que possibilite inserir a leitura como pressuposto de formação.

Palabras clave : ensino de ciências; formação de professores; leitura compreensiva..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )