SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66A CONCEPÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLAA LITERATURA INFANTO-JUVENIL DE ERICO VERÍSSIMO NA REVISTA DO GLOBO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FACANHA, Alessandro Augusto de Barros. A LEITURA COMPREENSIVA COMO UMA HABILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: um estudo com professores em formação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.414-426.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52881.

O estudo revela resultados de uma investigação sobre a leitura compreensiva como uma habilidade necessária ao ensino das ciências na perspectiva da alfabetização científica e seu contexto com a formação de professores. Discute essas categorias à luz da profissionalidade e da educação científica de forma a relacionar a habilidade leitora e sua intersecção como conhecimento profissional. Foi realizada no contexto da formação de professores a partir de um estudo de natureza descritiva e interpretativa em uma universidade pública de referência na formação de professores. Os resultados demonstram uma convergência com os estudos da área da didática das ciências e apontam para a realidade ainda fragilizada do processo de ensino e formação de professores para as ciências evidenciando a necessidade de se pensar o processo formativo articulado com a educação básica e os preceitos de uma alfabetização científica que possibilite inserir a leitura como pressuposto de formação.

Palavras-chave : ensino de ciências; formação de professores; leitura compreensiva..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )