Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
QUEIROS, Gean Breda. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E PANDEMIA: novos desafios na formação docente em isolamento social. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.459-467. Epub 06-Feb-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.54019.
Refletir criticamente a pedagogia universitária em tempos de pandemia trazendo como núcleo central os novos desafios na formação docente em isolamento social. Escrita descritiva, tipo estudo teórico. Possibilita analisar a importância da construção da identidade docente para superar os desafios que o vírus também impôs ao sistema educativo. Destaque aos recentes debates sobre a formação didático-pedagógica de professores universitários e suas necessidades formativas, considerando as atuais pesquisas sobre a docência no ensino superior e os referenciais teóricos disponíveis até então, ainda não contemplam as experiências corriqueiras ocasionadas pelo surgimento da pandemia e como os professores estão exercendo as suas práticas remotamente. Em tempos de isolamento social, a Pedagogia Universitária também é convidada a se manifestar, pois dela se espera orientações para o novo formato das aulas remotas e como os professores estão reinventando e conduzindo as suas práticas pedagógicas em meio à sua formação e à formação de seus alunos.
Palabras clave : pedagogia universitária; pandemia; didática..