SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67ENTRE SISIPHUS Y CHRONOS: una reflexión sobre tiempos de enseñanza, infancia y esperanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

JACKIW, Elizandra; BENVENUTTI, Cristiane Dall’Agnol da Silva  y  HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. A AMOROSIDADE NO ATO DE EDUCAR EM PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA: aproximações possíveis. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.7-17.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61965.

O artigo tem como objetivo tecer aproximações filosóficas entre Paulo Freire (1921-1997) e Humberto Maturana (1928-2021) a respeito do conceito de amorosidade e seus desdobramentos para o ato educativo. Caracteriza-se como um estudo do tipo revisão de literatura (Hohendorff, 2014), em que buscou-se evidenciar aproximações entre os autores de modo a refletir sobre os sentidos e significados da amorosidade como campo ontológico das relações humanas, especialmente àquelas estabelecidas no ato de educar. Apesar de partirem de matrizes epistemológicas distintas, pois Freire (1921-1997) se baseia na práxis e na dialética em busca de uma pedagogia libertadora, enquanto Maturana (1928-2021) explica o conhecer pelo viés da Biologia, pontos de convergência são possíveis a partir do entendimento do amor/amorosidade como condição da socialização humana. A discussão sinaliza que o amor/amorosidade é a verdadeira condição para a coexistência humana e a convivência social. Entendido como a aceitação do outro em sua diferença e diversidade, o amor deve ser o fundamento do ato educativo para a construção de espaços de convivência horizontalizados na busca da consciência crítica e emancipatória do sujeito.

Palabras clave : educação; amorosidade; prática educativa; Paulo Freire; Humberto Maturana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )