SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67BETWEEN SISIPHUS AND CHRONOS: a reflection on time of teaching, childhood and hopeSENECA AND PAULO FREIRE: reading as equipment against contemporary stultitia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GONCALVES, Ruth Maria de Paula  and  CASTRO, Valeska Mariano de. PAULO FREIRE E MARTIN-BARÓ, CAMINHOS CRUZADOS: Um ensaio de compreensão sobre consciência e educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.31-42.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62080.

O artigo traz o complexo categorial de Paulo Freire, destacando sua influência nos estudos de Martín-Baró, buscando evidenciar a contribuição de tais fundamentos na objetivação de atividades educativas voltadas ao adolescente na escola pública, considerando a consciência como norte. Nesse sentido, intentamos revisitar obras dos autores referidos, as quais são pertinentes ao cerne de nossa questão central. Com efeito, os lineamentos teóricos freirianos da Pedagogia do Oprimido são examinados no contexto da práxis psicológica pensada por Martin-Baró. Ademais, o artigo intitulado, além de estudos que tratem da questão do adolescente como sujeito social e historicamente mediado são a bússola para analisar as categorias consciência6 e conscientização no que se refere a práxis. Iluminados pela ontologia marxiana e nos apoiando em Vigotski, Leontiev, Montero, Lane e Góis, buscamos trazer uma perspectiva do desenvolvimento humano, em particular, a adolescência, identificando limites e possibilidades do quefazer da psicologia e da educação; diante da relação de opressão vivida pelo homem no contexto do antagonismo entre capital e trabalho.

Keywords : consciência; psicologia; educação; pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )