SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67ENTRE SÍSIFO E CHRONOS: uma reflexão sobre tempos da docência, da infância e da esperançaSÊNECA E PAULO FREIRE: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GONCALVES, Ruth Maria de Paula  e  CASTRO, Valeska Mariano de. PAULO FREIRE E MARTIN-BARÓ, CAMINHOS CRUZADOS: Um ensaio de compreensão sobre consciência e educação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.31-42.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62080.

O artigo traz o complexo categorial de Paulo Freire, destacando sua influência nos estudos de Martín-Baró, buscando evidenciar a contribuição de tais fundamentos na objetivação de atividades educativas voltadas ao adolescente na escola pública, considerando a consciência como norte. Nesse sentido, intentamos revisitar obras dos autores referidos, as quais são pertinentes ao cerne de nossa questão central. Com efeito, os lineamentos teóricos freirianos da Pedagogia do Oprimido são examinados no contexto da práxis psicológica pensada por Martin-Baró. Ademais, o artigo intitulado, além de estudos que tratem da questão do adolescente como sujeito social e historicamente mediado são a bússola para analisar as categorias consciência6 e conscientização no que se refere a práxis. Iluminados pela ontologia marxiana e nos apoiando em Vigotski, Leontiev, Montero, Lane e Góis, buscamos trazer uma perspectiva do desenvolvimento humano, em particular, a adolescência, identificando limites e possibilidades do quefazer da psicologia e da educação; diante da relação de opressão vivida pelo homem no contexto do antagonismo entre capital e trabalho.

Palavras-chave : consciência; psicologia; educação; pedagogia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )