SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67PAULO FREIRE AND MARTIN-BARÓ, PATHS CROSSED: An Understanding Essay on Consciousness and EducationFROM AUTONOMY TO RESTRAINT: The conservative facet and the attacks to the patron of brazilian education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CAMPESATO, Maria Alice Gouvêa. SÊNECA E PAULO FREIRE: leitura como equipagem contra a stultitia contemporânea. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.43-55.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61966.

Este artigo, que resulta do recorte de uma pesquisa arquegenealógica que investigou a aula desde a tradição greco-romana às práticas pedagógicas inovadoras, busca refletir sobre a educação na Contemporaneidade, a partir do ferramental analítico foucaultiano da leitura como técnica de si. Para tal, aproxima a leitura como exercício espiritual praticada pelo estóico Sêneca e a leitura de mundo perspectivada pelo educador brasileiro Paulo Freire, no ano em que se celebra o centenário de seu nascimento. Essa aproximação se abre como uma possibilidade de enfrentamento às formas de vida atuais pautadas pela aceleração, fragmentação, e, recentemente, por ondas conservadoras e necrófilas, em que a opinião toma o lugar da ciência e a palavra perde sua potência e seu valor. A leitura demorada e atenta, portanto, vem a se constituir como uma forma de (re)existência, criando uma equipagem contra a stultitia contemporânea, para que se possa pensar outros modos de existência e outros mundos possíveis.

Keywords : negacionismo; conservadorismo; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )