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vol.22 issue67FROM AUTONOMY TO RESTRAINT: The conservative facet and the attacks to the patron of brazilian educationFOR A DEMOCRATIC SCHOOL: contributions by Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
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Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CATRINCK, Isabela Maria Oliveira  and  RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. PAULO FREIRE E O PENSAMENTO EDUCACIONAL PROGRESSISTA BRASILEIRO: ataques do Escola sem Partido. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.72-84.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067.

Objetiva-se evidenciar os ataques feitos pelo Movimento Escola sem Partido (MESP) aos princípios democráticos e autônomos do Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB) através das ofensivas ao pensamento de Paulo Freire. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, destaca-se nomes expressivos no cenário educacional brasileiro: Anísio Teixeira, Paulo Freire e Dermeval Saviani, destacando Freire, bem como os desafios enfrentados por eles na defesa da educação democrática. Aborda-se, ainda, a construção do discurso do MESP a partir de simulacros que constroem acerca do PEPB, principalmente no que se refere à construção democrática dos saberes. A partir dessa reflexão, considera-se a existência de uma dicotomia, pois, de um lado, o jovem PEB busca fortalecer as bases democráticas do país, e, em contrapartida, o MESP tenta controlar o fazer educativo, contrapondo-se à reflexão crítica.

Keywords : paulo freire; pensamento educacional progressista brasileiro; movimento escola sem partido.

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