SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67DE LA AUTONOMÍA A LA RESTRICCIÓN: La faceta conservadora y los ataques al patrón de la educación brasileñaPARA UNA ESCUELA DEMOCRÁTICA: contribuciones de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CATRINCK, Isabela Maria Oliveira  y  RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. PAULO FREIRE E O PENSAMENTO EDUCACIONAL PROGRESSISTA BRASILEIRO: ataques do Escola sem Partido. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.72-84.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62067.

Objetiva-se evidenciar os ataques feitos pelo Movimento Escola sem Partido (MESP) aos princípios democráticos e autônomos do Pensamento Educacional Progressista Brasileiro (PEPB) através das ofensivas ao pensamento de Paulo Freire. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, destaca-se nomes expressivos no cenário educacional brasileiro: Anísio Teixeira, Paulo Freire e Dermeval Saviani, destacando Freire, bem como os desafios enfrentados por eles na defesa da educação democrática. Aborda-se, ainda, a construção do discurso do MESP a partir de simulacros que constroem acerca do PEPB, principalmente no que se refere à construção democrática dos saberes. A partir dessa reflexão, considera-se a existência de uma dicotomia, pois, de um lado, o jovem PEB busca fortalecer as bases democráticas do país, e, em contrapartida, o MESP tenta controlar o fazer educativo, contrapondo-se à reflexão crítica.

Palabras clave : paulo freire; pensamento educacional progressista brasileiro; movimento escola sem partido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )