SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67PAULO FREIRE AND BRAZILIAN PROGRESSIVE EDUCATIONAL THOUGHT: attacks by School without PartyEDUCATION AND AWARENESS: about the freire´s concept of being more author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BARROS, Maria de Lourdes Teixeira  and  SOUZA, Maria Inês Marcondes de. POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA: contribuições de Paulo Freire. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.85-92.  Epub Feb 14, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62048.

Paulo Freire, um pensador que construiu um projeto de educação emancipatória contra a opressão e a favor da liberdade, vem sendo justamente homenageado neste centenário de seu nascimento com muitas reflexões acerca de sua obra e das inúmeras contribuições para a educação, no Brasil e no mundo. Este ensaio tem por objetivo tratar dessas contribuições, em especial quanto às políticas públicas inovadoras que foram concretizadas quando de sua experiência como Secretário de Educação na cidade de São Paulo. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, foi possível estabelecer um diálogo com suas políticas educacionais e compreender princípios fundamentais para a construção de uma escola verdadeiramente democrática, quais sejam: participação, descentralização e autonomia. Seja para a ação pedagógica em sala de aula ou para a gestão educacional, Freire contempla tais princípios em sua práxis e deixa um legado essencial para os educadores comprometidos com a justiça social.

Keywords : Paulo Freire; educação democrática; políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )