SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67POR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA: contribuições de Paulo FreireALFABETIZAÇÃO E DIALOGICIDADE FREIREANA: aprendizagens, sentidos e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Cleonice Aparecida Raphael da Silva; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda  e  BIDO, José Mateus. EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: acerca da concepção freireana de Ser mais. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.93-108.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62077.

Este artigo, de cunho bibliográfico, apresenta uma reflexão acerca da concepção de Ser mais em Paulo Freire, destacando a importância das ideias desse educador, quando se pensa em uma educação que visa à conscientização. A educação pode promover a autorreflexão sobre os limites da emancipação, ser um instrumento para o fortalecimento da resistência à sociedade fundada em relações de poder e de violência. Freire propõe uma educação que retome a formação do sentido ontológico do ser humano, contrariando e resistindo à dominação político-econômica, ou seja, uma educação inspirada na esperança de um vir a ser que é construção histórica permanente.

Palavras-chave : educação; ser mais; emancipação; conscientização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )