SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67EDUCACIÓN Y CONCIENTIZACIÓN: sobre el concepto freireano de ser másEXPERIENCIAS DE UN RECITAL: lo inédito viable en medio a pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos  y  SOUZA, Kleber Peixoto de. ALFABETIZAÇÃO E DIALOGICIDADE FREIREANA: aprendizagens, sentidos e possibilidades. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.109-121.  Epub 14-Feb-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397.

Sendo a dialogicidade uma das principais categorias da educação libertadora de Paulo Freire, não é possível conceber o processo alfabetizador sem dar centralidade a capacidade que o mesmo tem de criticizar o debate de situações desafiadoras na práxis que envolve o aprender e o ensinar. Sendo assim, o presente artigo apresenta algumas reflexões sobre diferentes concepções de alfabetização que, por sua vez, nos permitirá instaurar uma espécie de roda dialógica com alguns autores e seus pressupostos teóricos. Objetivamos assim, criar um movimento onde os vários sentidos do termo alfabetização se confrontam e se completa, gerando uma perspectiva ampliada para esse processo múltiplo e singular. Metodologicamente, fizemos uma busca na literatura acerca dos processos de alfabetização, sobretudo os estudos de Magda Soares e também as intersecções de algumas concepções teóricas com a práxis alfabetizadora de Paulo Freire. Como resultado, esperamos que educadores possam se valer dos múltiplos sentidos (polissemia) que reveste o termo alfabetização.

Palabras clave : alfabetizar; dialogia; letramento; polissemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )