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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SOUZA, Leila Damiana Almeida dos Santos  e  SOUZA, Kleber Peixoto de. ALFABETIZAÇÃO E DIALOGICIDADE FREIREANA: aprendizagens, sentidos e possibilidades. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.109-121.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62397.

Sendo a dialogicidade uma das principais categorias da educação libertadora de Paulo Freire, não é possível conceber o processo alfabetizador sem dar centralidade a capacidade que o mesmo tem de criticizar o debate de situações desafiadoras na práxis que envolve o aprender e o ensinar. Sendo assim, o presente artigo apresenta algumas reflexões sobre diferentes concepções de alfabetização que, por sua vez, nos permitirá instaurar uma espécie de roda dialógica com alguns autores e seus pressupostos teóricos. Objetivamos assim, criar um movimento onde os vários sentidos do termo alfabetização se confrontam e se completa, gerando uma perspectiva ampliada para esse processo múltiplo e singular. Metodologicamente, fizemos uma busca na literatura acerca dos processos de alfabetização, sobretudo os estudos de Magda Soares e também as intersecções de algumas concepções teóricas com a práxis alfabetizadora de Paulo Freire. Como resultado, esperamos que educadores possam se valer dos múltiplos sentidos (polissemia) que reveste o termo alfabetização.

Palavras-chave : alfabetizar; dialogia; letramento; polissemia.

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